Fomos para a Serra da Canastra em janeiro de 2020.
Ficamos na cidade São Roque de Minas, na pousada Canastra Adventure. A pousada é simples, o café da manhã era muito bom e as pessoas bem gentis, mas os colchões são moles e a pousada precisa de mais manutenção. Minha mãe falou que o preço compensa bastante. Nós optamos por fazer todos os nossos passeios com eles, em jipes Bandeirante com guia.
Como nós chegamos à noite fomos jantar no Velho Chico, um restaurante muito bom e com bastante variedade de coisas, inclusive opções vegetarianas. No segundo dia fomos para o Parque Nacional da Serra da Canastra que tem horário de entrada e de saída das 8:00 às 18:00 e custa R$11,00 por pessoa, mas crianças com menos de 12 anos não pagam. Fomos para a parte alta da Serra da Canastra, e lá tem a nascente do rio São Francisco, que é um dos rios mais importantes do Brasil e da América do Sul, e ele passa por 521 cidades! É muita coisa!
Depois fizemos uma trilha que vai até o mirante da cachoeira Casca D´anta que tem uma vista bem bonita, mas a trilha até ele é um pouco difícil.
No caminho para o curral de pedra, vimos um tamanduá, um veado campeiro, e um tanto de carcarás, que é um pássaro que se parece com um gavião, só que ele é menor. O curral de pedras é um lugar que não tem nada para fazer, mas a vista é bem bonita no fim da tarde!
Após irmos para a pousada e tomamos um banho, fomos jantar no Zagaia, uma pizzaria muito boa, e super barata, valeu muito a pena!
E no terceiro dia nós visitamos para a parte baixa da Serra da Canastra, fomos primeiro para a cachoeira da Chinela, que a história do nome é bem engraçada, o nosso guia nos disse que é por causa das pessoas que perdem seus chinelos na cachoeira. A cachoeira é bem fria, ninguém entrou, mas uma borboleta pousou no meu dedo e foi bem legal!
Depois fomos para uma prainha do rio são Francisco, a minha mãe entrou na água, mas eu não! Estava bem fria e estava chovendo!
Visitamos a cachoeira Casca D´anta, sinceramente eu acho que eu tenho que voltar lá de novo porque no dia que nós fomos estava chovendo, e a trilha que tem 1300 metros estava com muito barro, e muito escorregadia, e essa cachoeira não tem jeito de entrar na água por causa da profundidade do poço e da força da queda, que tem 186 metros! Então foi bastante cansativo!
Na volta passamos em uma fábrica de queijos e compramos três queijos canastra, que para mim são os melhores do mundo!
E esse foi o nosso passeio na Serra da Canastra, espero que tenha gostado! Eu gostei muito!
Comments